Referência nacional no setor retilíneo, Jacutinga-MG recebe
consumidores de todo Brasil durante a 36ª. Festmalhas.
Representando
30% da produção nacional de malha retilínea (tricô industrializado),
Jacutinga-MG, polo têxtil de 23 mil habitantes, localizado no Sul de
Minas, irá realizar pelo 36º. ano consecutivo seu maior evento, a
FestMalhas. Consolidada como a maior Feira de Malhas do Brasil, com 70
expositores de fábrica, a Feira acontece de 30 de maio a 16 de junho e
irá mostrar as principais tendências do segmento.
Com
mais de mil e trezentas fábricas em funcionamento e cerca de setecentos
e cinquenta lojas que atendem atacado e varejo, Jacutinga-MG atualmente
é considerada referência nacional e até internacional no setor. A
evolução na fabricação, aliada às principais tendências mundiais do
setor modista, conferem ao município um diferencial de comercialização
tão acentuado que hoje a Cidade busca vender moda, ou valor agregado,
baseando na originalidade de seus produtos. Com 30 milhões de peças
produzidas, em média, anualmente, Jacutinga-MG pretende além de polo
têxtil tornar-se um polo produtor de moda.
Segundo
o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de
Jacutinga-MG (Acija), Dennys Bandeira, a Cidade atualmente investe na
chamada “informação de moda” e já é um dos maiores exportadores de
vestuário do estado de Minas Gerais, com aproximadamente 28% do total
exportado. A estratégia de competição dos empresários está focada, de
forma intensa, no conceito de agregar cada vez mais qualidade e design
ao produto.
Outra
razão para a visibilidade da Cidade, além dos investimentos em
maquinário e mão de obra especializada, está na utilização de
matéria-prima de alta qualidade que confere ao tricô jacutinguense um
diferencial bastante competitivo. Nos últimos anos, o foco dos
malharistas está em incorporar o que eles chamam de DNA ao tricô
jacutinguense. “Com a invasão dos produtos asiáticos, estamos criando
uma personalidade para as nossas malhas com o objetivo de serem
reconhecidas e cobiçadas no mundo inteiro”, comenta Dennys Bandeira.
O
presidente da Acija diz que a FestMalhas se tornou uma grande vitrine
de moda e que durante os dias do evento, o consumidor final e o
atacadista podem ter uma visão do que a Cidade é capaz de produzir
unindo criatividade, qualidade e tecnologia. Dennys explica que o
segredo de Jacutinga-MG está na versatilidade da produção que nesse
inverno terá como cores
predominantes os tons de bege até o marrom. O vermelho também será
forte, assim como o marinho, off-white e o preto. Permanecem os tons do
verão: pink, neon,verde limão, amarelo limão e azul royal.
Segundo
os consultores de moda e estilistas de Jacutinga-MG, em 2013 a
tendência do inverno será para o fio de lurex: colorido, dourado, rosê e
cobre. Muito brocado, jacquard tubular e poá. Nessa coleção, as golas
dão lugar aos decotes carecas e os vestidos dão espaço para os casacos
estruturados. O couro aparece com bastante franja e os abotoamentos com
estilo militar e botões metalizados. Já os cardigans estão com as costas
abertas e, ainda continuam as rendas e laços, as transparências, pontos
vazados e bichos. As blusas são amplas e coloridas e os max pulls
apresentam tachas e correntes, além de tranças.
Com
entrada franca, a 36ª. FestMalhas deve receber cerca de 150 mil
visitantes de todas as partes do Brasil, atraídos pela qualidade e preço
dos produtos até 50% mais baratos do que nos grandes centros. Segundo a
organização do evento, a expectativa é superar os negócios da edição
passada, que gerou mais de R$ 12 milhões em toda Cidade.
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