segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Verão 2013

Cláudia Borges no TodaEla


A edição de verão 2013 do São Paulo Fashion Week levou diversas tendências interessantes para as passarelas. Algumas já perpetuadas em estações passadas, e que continuam em alta, e outras novidades em modelagens, estampas e cores, que prometem deixar o verão feminino mais bonito e cheio de estilo.
Entre as tendências mais intensas da temporada, estão as peças metalizadas, que ganham tons prateados, dourados e coloridos, dando um toque de brilho na produção para o dia ou para a noite. Estampas artsy e brasileiras, o uso do branco total e as transparências também merecem destaque.
O TodaEla selecionou 14 tendências que foram mais vistas durante o evento de moda paulistano e agora conta um pouco mais para você sobre cada uma delas. Abaixo você confere os estilos mais fortes e quais as marcas apresentaram os incluíram em suas coleções.
Metalizados
Looks da Ellus e Adriana Degreas - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Ainda em evidência, a tendência das roupas de visual metalizado apareceu em diversas coleções. As peças vêm em tom de ouro, prata e cobre, além de mostrarem tecidos coloridos com o brilho do metal.
Osklen e Juliana Jabour - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
A cintilância aparece radiante em jaquetas, como no modelo verde metálico de Juliana Jabour, ou mais discreto como nos jeans tratados com visual prateado da Ellus. Juliana Jabour ainda apostou em outros looks, destacando texturas em lurex e lamê acobreado. Para usar a tendência, confira mais dicas aqui nesse artigo do TodaEla. A Osklen, Adriana Degreas e Neon também apostaram na tendência.
Branco total
Glória Coelho e R.Rosner - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Branco nunca sai de moda, ainda mais em coleções de verão. Por isso, o branco total também apareceu bastante nas passarelas da temporada. Acompanhado ou não de transparência, o estilo deixou looks mais frescos e elegantes. Vestidos, conjuntos, combinações de calças e blusas foram alguns dos destaques em branco total.
Marcas que também incluíram a tendência nas suas coleções: Adriana Degreas, Ellus. Gloria Coelho, Paula Raia, R.Rosner, Ronaldo Fraga, Uma, Tufi Duek.
Transparências
Animale, Paula Raia e Samuel Cirnansk - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Outra tendência que têm aparecido bastante desde as temporadas passadas, a transparência vem em peças inteiras ou em recortes, criando o jogo do “esconde e revela” cheio de sensualidade. Os looks transparentes surgiram em produções sofisticadas e até em versões mais esportivas.
Acompanhada de bordados e brilhos, o estilo também se mostrou em visuais luxuosos. Para trazer essa tendência ao uso no seu dia a dia, prefira deixa-la para visuais de festa ou de forma discreta, em detalhes estratégicos nas peças, para o dia. Entre as marcas que apresentaram peças com esse perfil, estão Paula Raia, Samuel Cirnansck, Osklen, Fause Haten, Animale, Amapô e Cavalera.
Estampas brasileiras
A brasilidade está em alta nesta temporada em forma de estampas que ilustram elementos do nosso país e caem superbem em um look descontraído. Entre as marcas e estilistas que apostaram nessa tendência, estão Ronaldo Fraga, Cavalera, Osklen e Forum.
Forum e Osklen - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Ronaldo Fraga buscou inspiração no estado do Pará para criar a sua coleção e as estampas mostradas no desfile carregam imagens de florestas, coqueiros, folhagens, troncos de árvores, pássaros e ondas. Já a Cavalera levou a cidade de Salvador ao seu desfile, que aconteceu num ferro velho, mostrando o lado underground da cidade em suas estampas. Os modelos revelaram desenhos de azulejos velhos, ferrugem, florais craquelados, traços religiosos e fotos corroídas.
A Forum destacou macroestampas, que mostraram um visual mais divertido na coleção, revelando desenhos de caipirinhas com limões e laranjas. Outras estampas também mostraram a brasilidade com ilustrações do Museu Inhotim (MG), do Edifício Bretagne, em São Paulo, e da Orla de Salvador.
Esportivo chique
Juliana Jabour, Ellus e Alexandre Herchcovitch - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
O toque esportivo apareceu desta vez de uma forma mais luxuosa e sofisticada, sendo produzido com o uso de tecidos mais nobres mesclados com aqueles que tradicionalmente já fazem parte do estilo. A Osklen, por exemplo, mostrou peças em algodão, linho, camurça, nylon holográfico, neoprene e organza de seda, resultando em looks bastante interessantes.
Entre os destaques das coleções estão agasalhos esportivos produzidos com tecidos elegantes, jaquetas com cós e zíperes, calças folgadinhas, conjuntos de acabamento brilhante e peças esportivas com transparências. Destaque também para os shortinhos de pegada esportiva-chique. Outras grifes que utilizaram a tendência foram a Colcci, Forum, Ellus, Alexandre Herchcovitch, Animale e Juliana Jabour.
Plastificado
Tufi Duek, Iódice e Glória Coelho - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Um toque de futurismo é proporcionado com peças de aspecto plastificado, que remete também à tecnologia e inspirações cibernéticas. Para usar é tendência é necessário cautela e, principalmente, atitude.
A textura veio em blusas, conjuntos, calças e blusas, em cores, preto ou branco. O visual transparente também ganhou destaque. Entre as marcas que apostaram no efeito plastificado estão Glória Coelho, Animale, Ellus, Forum, Iódice.
Calça cigarrete
Forum e Tufi Duek - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
O clássico modelo ressurgiu nesta temporada de forma atual. Sempre elegante, a calça cigarrete apareceu nos desfiles, sendo combinada com camisas, blusas e coletes — tanto mais ajustada quanto soltinha. Tufi Duek e Forum apresentaram o modelo em suas coleções.
Estampa artsy
Fernanda Yamamoto, Colcci e Triton - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
As estampas bem coloridas, que remetem às telas de pintura artística, fizeram parte de várias coleções nesta temporada. O estilo chamado “artsy” é tendência forte e aparece em looks despojados e elegantes.
Para usá-las, prefira em peças únicas ou combinadas com outras neutras em saias, coletes, casacos e shorts. A Colcci, Fernanda Yamamoto, Triton e Amapô foram algumas das marcas que coloriram a passarela com essa tendência.
Cores cítricas
Tufi Duek, Alexandre Herchcovitch e Forum - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Tendência que reaparece sempre nas temporadas de verão, as cores cítricas e vibrantes combinam com os looks mais frescos e o clima da próxima estação. Os tons vêm em peças inteiras ou em detalhes, deixando tudo mais alegre e descontraído. As tonalidades mais vistas foram as de amarelo, verde, pink e laranja. Forum, Tufi Duek, Cavalera, Triton e Herchcovitch apostaram nos visuais cítricos.
Comprimento míni
Reinaldo Lourenço e Têca - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Verão pede pele a mostra e as marcas obedeceram! Shorts de diversas modelagens, que apresentavam estilos estruturados ou mais descontraídos, apareceram, deixando pernas de fora e sensualidade em evidência.
O comprimento míni também apareceu em saias de diversos estilos e em vestidos ora delicados e com um toque romântico, ora em peças mais modernas. Reinaldo Lourenço, Têca, Ellus e Animale adotaram a tendência.
Colete
Juliana Jabour e Triton - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Eleito como a peça-chave do verão, o colete é uma das novidades nas tendências. O estilo apareceu em visuais modernos, tendo modelagens estruturadas e amplas. No desfile da Triton os modelos apareceram amplos, em estampa artsy e com lapelas grandes. Já o modelo de Juliana Jabour (foto) surgiu mais luxuoso em tecido com brilho e zíperes. A Ellus, Forum e Animale também mostraram suas versões da peça.
Macacão
Adriana Degreas e Juliana Jabour - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Ainda fazendo sucesso, os modelos de macacões ou jumpsuits continuam em alta para o verão. Muitas coleções apresentaram o estilo, tanto em versões mais básicas e despojadas quanto em opções mais luxuosas e sofisticadas. Juliana Jabour foi pelo brilho, Adriana Degreas foi pela estampa e decote sensual. Colcci e Ellus também mostraram a tendência.
Conjuntinho
Colcci, Têca e Forum - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Assim como nos desfiles de inverno, os conjuntinhos tomaram conta de diversos desfiles. Dessa vez, alguns vieram combinados com uma peça neutra por baixo, como uma blusa ou camisa. Porém, outros permaneceram com a mesma padronagem tomando conta de todo o visual de forma elegante e bonita. André Lima, Colcci, Teca e Forum também incluíram a tendência em suas coleções.
Peplum
Colcci e Ellus - Fonte: Divulgação/Agência Fotosite
Amado por muitas e visto com desconfiança por outras, o peplum também apareceu em algumas peças, deixando o look mais feminino. De forma mais pronunciada, apareceu no conjunto que Candice Swenepoel usou para a Colcci. Assim como surgiu como um detalhe mais discreto em peças da Ellus.
* * *
Agora, é só se inspirar para a próxima estação. É claro que muitas das tendências são mais difíceis de adotar em nosso dia a dia. No entanto, um ou outro detalhe, modelagem, cores ou estilos podem ser facilmente adaptados para o seu verão. Aproveite e também confira as tendências de beleza do SPFW que preparamos para você.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More